Reciclagem de resíduos plásticos e biorresíduos podem ajudar a reduzir CO2

30/10/2025
Os resultados mostram que a reciclagem de 1 kg de resíduos de trituração automotiva com 3 kg de biomassa reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 3 kg de CO₂ equivalente.

Um novo estudo de pesquisa da ETH Zurich em colaboração com a BASF SE investigou uma rota alternativa para fluxos mistos de resíduos plásticos provenientes de veículos em fim de vida útil - a reciclagem desses resíduos juntamente com biomassa. Os resultados mostram que a reciclagem de 1 kg de resíduos de trituração automotiva com 3 kg de biomassa reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 3 kg de COequivalente, em comparação com a incineração desses resíduos para recuperação de energia. À medida que a União Europeia prepara legislação sobre veículos em fim de vida útil, essas descobertas têm implicações para os formuladores de políticas.

O estudo da ETH dá seguimento a um projeto-piloto de gaseificação conduzido pela BASF e pela BEST GmbH/Áustria em meados de 2025. Pela primeira vez, o projeto na planta-piloto da BEST combinou a gaseificação da biomassa com resíduos plásticos provenientes da trituração de peças automotivas. Este estudo demonstra que, em vez de incinerar plásticos e biomassa para gerar eletricidade e vapor, a cogaseificação produz vapor e gás de síntese, uma matéria-prima valiosa para a indústria química. O fornecimento dessa nova matéria-prima circular para a indústria química reduz o consumo de recursos fósseis, diminuindo assim as emissões e mantendo o carbono em circulação. "Fechar o ciclo do carbono através da reciclagem de plásticos não é apenas benéfico para o clima, mas também crucial para a conservação de recursos, um passo essencial rumo a uma indústria de plásticos que opere dentro dos limites planetários", afirma André Bardow, professor da ETH Zurich.

No entanto, para substituir as matérias-primas fósseis por alternativas produzidas a partir de resíduos plásticos e biorresíduos, é necessário um quadro legal favorável que reconheça os resíduos plásticos mistos como recicláveis e estabeleça metas de longo prazo para a sociedade em relação a essa substituição. "A ambição na definição de metas, em vez de cláusulas de exclusão e revisão, deve ser a base para políticas que permitam às indústrias atingir objetivos ecológicos. Além disso, a integração setorial e a colaboração entre indústrias são essenciais para acelerar a redução das emissões", afirma a Profª. Catharina Bening, da ETH Zurich. Embora a legislação já apoie a gaseificação de biorresíduos — levando aos primeiros investimentos em combustíveis marítimos e de aviação —, não existe apoio comparável para a reciclagem de fluxos de resíduos plásticos por meio da gaseificação. "Simplesmente não é eficiente operar usinas de gaseificação separadas para biorresíduos e para fluxos de resíduos plásticos. Em vez disso, defendemos políticas que permitam o uso multifuncional das usinas por meio de uma abordagem de balanço de massa auditada e flexível", conclui Martin Jung, presidente da divisão de Materiais de Performance da BASF.

O potencial de produção de matéria-prima não fóssil a partir de resíduos plásticos automotivos é significativo. Pesquisas estimam que mais de um milhão de toneladas de resíduos plásticos automotivos são incineradas ou depositadas em aterros sanitários na Europa todos os anos. Embora existam oportunidades para separar mais resíduos plásticos (por exemplo, para reciclagem mecânica), sempre resta um fluxo residual de resíduos plásticos mistos. Os resultados da pesquisa mostram que a reciclagem desses resíduos plásticos, juntamente com biomassa, é possível em uma instalação multifuncional e resulta em menores emissões de CO do que a incineração para recuperação de energia. Devido à alta qualidade das novas matérias-primas circulares provenientes desses resíduos, os novos materiais fabricados, como os plásticos, têm a qualidade de produtos novos e atendem aos exigentes requisitos de plásticos de alto desempenho, particularmente necessários para componentes automotivos críticos para a segurança.

As emissões citadas referem-se sempre às de gases de efeito estufa medidas em equivalentes de CO ( CO - eq) considerando todo o ciclo de vida do produto, da extração à saída da fonte. Os resultados deste estudo estão sendo preparados para submissão a uma revista científica com revisão por pares e já estão disponíveis mediante solicitação na página.www.plastics.basf.com/gasificação.