Passarelli conclui ETE Lontra em Araguaína para a BRK

19/11/2023
O projeto marca a entrada da companhia na Região Norte. A ETE Lontra tem capacidade de tratar 395L/s de esgoto

A Passarelli Engenharia concluiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, obra realizada para a BRK Ambiental, no município de Araguaína (TO). O projeto marca a entrada da companhia na Região Norte e o compromisso contínuo de conduzir soluções de infraestrutura e saneamento inovadoras e sustentáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da engenharia.

A construção da ETE Lontra começou a ser construída em 2021e ocupa uma área de aproximadamente 50 mil m² e tem capacidade de tratar 395 litros/segundo de esgoto, que beneficiará aproximadamente 196 mil habitantes da região. Durante a obra, a execução da estação gerou mais de 190 empregos diretos e 950 empregos indiretos. “A ETE Lontra tem um grande diferencial que é a utilização da tecnologia Nereda®, que promove o tratamento de esgoto a nível terciário, com remoção biológica simultânea de carga orgânica, bem como de nutrientes - nitrogênio e fósforo - em espaços reduzidos, quando comparada a Sistemas Convencionais. Esse método garante o melhor desempenho no consumo energético, menor consumo de produtos químicos e efluente de melhor qualidade quando comparado a outros sistemas de tratamento de esgoto. Características que otimizam o sistema de saneamento básico e proporcionam benefícios para toda uma cidade”, explica Marcelo Martinez, superintendente da Passarelli.
 
O escopo abrangeu a etapa de CQP (Controle de Qualidade do Projeto), a construção e montagens completas das obras, comissionamento, startup e a operação assistida por oito meses após conclusão, que já foi iniciada. A estrutura comporta desde um centro de controle operacional, sistemas elétricos/grupo motogeradores, sistema de tratamento preliminar, sistema biológico Nereda® e sistema de desaguamento de lodo. Em termos de eficiência, a ETE Lontra supera em cinco vezes a capacidade de tratamento da ETE existente a qual será desativada para possibilitar um atendimento mais eficaz à crescente demanda da cidade de Araguaína.