Parceria lança manual com recomendações e caminhos práticos
O Instituto LACLIMA, a Climate Strategies e a GIZ, com o apoio da Presidência da Conferência COP30, realizam o evento Transições Justas em Movimento, nesta quarta-feira (12), às 19h, no Restaurante Avuado, em Belém (PA). O encontro marca o lançamento do guia “Bússola para Transições Justas”. O manual, com co-criação entre mais de 200 atores, reúne princípios, recomendações e caminhos práticos para apoiar governos, instituições internacionais e sociedade civil na implementação de transições climáticas socialmente inclusivas. “A ‘Bússola’ é resultado de um processo verdadeiramente coletivo. Ao longo do último ano, ouvimos vozes de diferentes regiões e setores — de comunidades tradicionais a negociadores da ONU — para entender como a transição justa pode ser traduzida em ações concretas. Essa escuta diversa é o que dá legitimidade e força à proposta”, afirma Caroline Rocha, diretora executiva da LACLIMA.
O projeto Transições Justas em Movimento foi desenvolvido para conectar a dimensão técnica das negociações climáticas à realidade vivida por trabalhadores, comunidades e territórios. Foram realizados quatro workshops participativos no Panamá, Alemanha, Etiópia e Brasil, reunindo representantes de governos, setor privado, academia, juventudes e movimentos sociais. “A transição para uma economia de baixo carbono não pode ser apenas sobre tecnologia e metas. Precisa ser sobre pessoas. A ‘Bússola’ oferece um ponto de referência para que a ação climática global caminhe junto com justiça social, inclusão e equidade”, complementa Caroline Rocha.
A iniciativa reforça o compromisso da LACLIMA em aproximar o debate climático das realidades locais, demonstrando que a descarbonização pode, e deve gerar benefícios concretos para trabalhadores, comunidades e territórios. O guia “Bússola para Transições Justas” será disponibilizado após o evento nas plataformas digitais da LACLIMA e Climate Strategies.