Parceria inicia coleta e reciclagem de linha branca

14/06/2022
A Dow orienta e incentiva a população dos municípios de Jundiaí (SP) e cidades próximas para descartar corretamente geladeiras e freezers antigos.

A Dow, em parceria com o Instituto Akatu e a Indústria Fox, iniciaram a campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” para a coleta seletiva e a reciclagem de geladeiras e freezers. A campanha recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão e tem como meta facilitar as condições para a gestão dos resíduos e reutilização dos materiais contidos nestes aparelhos, fomentando a circularidade e o desenvolvimento socioeconômico na região onde está sendo realizada.

A Dow orienta e incentiva a população dos municípios de Jundiaí (SP) e cidades próximas para descartar corretamente geladeiras e freezers antigos. A campanha Reuse também contribui diretamente para um consumo mais racional de eletricidade por parte da população, uma vez que ajuda a reduzir o volume de equipamentos antigos e menos eficientes no uso da energia elétrica. Já a Indústria Fox, situada em Cabreúva (SP), faz a coleta e reaproveitamento de peças e materiais dos eletrodomésticos descartados. A empresa é especializada em manufatura reversa e atua na desmontagem de aparelhos antigos, reciclagem dos componentes e destruição dos gases CFC (Clorofluorocarboneto), o que contribui para o combate ao aquecimento global e possibilita a proteção da camada de ozônio. 

Nas cidades impactadas pelo projeto, a campanha Reuse oferecerá diferentes modalidades de participação, desde a possibilidade de agendamento para coleta gratuita da geladeira ou freezer antigo na residência do consumidor até a oferta de desconto na compra dos eletrodomésticos remanufaturados mediante o descarte da geladeira ou freezer usado. Maiores informações sobre como agendar a coleta gratuita e realizar a compra dos equipamentos remanufaturados com desconto estão disponíveis em https://edukatu.org.br/reuse/

O Instituto Akatu coordenará iniciativas de sensibilização e comunicação do projeto em escolas, nas organizações da sociedade civil locais, junto aos consumidores e à cadeia de reciclagem. A ação será realizada em parceria com prefeituras e consiste em ampliar a mobilização sobre a gestão de resíduos e divulgar os impactos do descarte incorreto dos aparelhos. “As ações com comunidade e público escolar por meio de conteúdos, materiais, e metodologia visam estimular a melhora dos seus hábitos pós-consumo, tais como a eliminação final adequada de geladeira e freezers antigos por meio de um sistema de gestão de resíduos que estimule a eliminação apropriada do equipamento descartado e facilite as condições para o tratamento correto dos resíduos e a reutilização dos materiais contidos nestes aparelhos”, afirma Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Instituto Akatu.

A Campanha Reuse oferece a chance de estabelecer modelo de reaproveitamento de materiais para a indústria de eletrodomésticos, trazendo parceiros, clientes e toda a sociedade, para possibilitar que não somente as espumas de poliuretano - como também outros componentes de geladeiras e freezers - sejam corretamente extraídos de aparelhos antigos e reciclados. ”Queremos não somente integrar as cadeias de valor na busca por soluções de circularidade de materiais, como também atuamos para acelerar o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde estamos presentes”, afirma Thales Oliveira, líder de sustentabilidade do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina. Para Marcelo Souza, CEO da Indústria Fox, o projeto contribuirá ainda mais para a sustentabilidade, a redução da degradação do meio ambiente e o equilíbrio socioeconômico. “O sucesso da campanha é mais um passo em direção ao modelo de economia circular, onde o desperdício cede lugar para a regeneração, a recuperação, o prolongamento de ciclos e a transformação de matérias primas secundárias”, enfatiza.