Padaria recolhe 2,5 mil bitucas de cigarros

14/06/2022
O acumulado nos últimos 12 meses foi de 30.325 bitucas recolhidas. 

A padaria de pães artesanais integrais e alimentação saudável Integrale, de Ubatuba (SP), realiza programa coleta de bitucas de cigarros. Apenas em abril de 2022, por meio dos recipientes disponibilizados pelo estabelecimento para o descarte correto, a padaria conseguiu coletar 2.525 bitucas de cigarros. O acumulado nos últimos 12 meses foi de 30.325 bitucas recolhidas. 

As bitucas de cigarros são um dos materiais que mais poluem o meio ambiente, especialmente em cidades litorâneas, já que as bitucas chegam aos oceanos através de galerias de águas pluviais e sistemas de esgotamento sanitário clandestino. Na Integrale, as bitucas têm destinação correta em três unidades da padaria, localizadas no Centro e nos bairros Itaguá e Praia Grande. 

O descarte correto de resíduos de cigarros em abril deixou de contaminar 1.263,5 litros de água ou 15.162,5 litros nos últimos doze meses. O volume corresponde a quase 13 kg de lixo tóxico que seriam descartados no solo, no mar e nos aterros. Ambientalistas afirmam que cada bituca descartada nas águas corresponde a cerca de dois litros de esgoto.

De acordo com especialistas, uma bituca de cigarro contém mais de sete mil substâncias químicas. Todo o material recolhido será reciclado por uma empresa de Votorantim (SP) e transformado em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB). João Corbisier, proprietário da Integrale, afirma que durante o programa foi observada uma mudança de hábito entre os moradores e turistas que frequentam as unidades da padaria. “O sucesso do programa se dá graças à participação da sociedade, que acaba preservando a limpeza do ambiente e da própria cidade”, destaca.

Além da preocupação com a destinação correta para as bitucas de cigarros, a Integrale também produz pães especiais e originais, pães de queijo, bolos, tortas, trufas e outras delícias, priorizando a qualidade e o estímulo do comércio bioregional. A padaria conta com agricultores orgânicos em sua lista de fornecedores. Na produção dos pães não é utilizado nenhum tipo de conservante ou aditivo químico e o sal utilizado é marinho, não refinado. 

A Integrale usa óleo de girassol ou azeite extra virgem de oliva para garantir produtos saudáveis e de qualidade.