IPCC toma conhecimento de saída dos EUA de mais de 60 organizações
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) informa que tomou conhecimento do anúncio do governo dos Estados Unidos sobre sua retirada de mais de 60 organizações da ONU e não pertencentes à ONU, incluindo o IPCC. A retirada dos Estados Unidos engloba 66 organizações internacionais identificadas como parte da revisão, pela Administração Trump, de organizações internacionais consideradas dispendiosas, ineficazes e prejudiciais. A revisão de outras organizações internacionais, também em conformidade com a Ordem Executiva 14199, continua em andamento. O governo Trump afirma ter constatado que essas instituições “são redundantes em seu escopo, mal administradas, desnecessárias, perdulárias, mal geridas, capturadas pelos interesses de atores que promovem suas próprias agendas contrárias às nossas, ou representam uma ameaça à soberania, às liberdades e à prosperidade geral de nossa nação. Não é mais aceitável enviar a essas instituições o sangue, o suor e o tesouro do povo americano, sem quase nada em troca. Os dias em que bilhões de dólares do dinheiro dos contribuintes fluíam para interesses estrangeiros às custas do nosso povo acabaram”, afirmou Donald Trump.
Organização composta por governos membros das Nações Unidas ou da Organização Meteorológica Mundial, o IPCC conta com a participação em seus trabalhos e processos de forma voluntária, gratuita e aberta a todos os países membros da OMM e da ONU – com ou sem anúncio formal. "A preparação dos relatórios científicos acordados pelos governos membros para este ciclo de avaliação está em andamento. O Painel continua a tomar decisões por consenso entre os seus governos membros nas suas sessões plenárias regulares. A nossa atenção permanece firmemente voltada para a entrega destes relatórios", afirmou o Presidente do IPCC, Jim Skea.
O IPCC representa uma interface singular entre ciência e política. Devido à sua natureza científica e intergovernamental, suas avaliações do conhecimento científico relacionado às mudanças climáticas fornecem informações científicas rigorosas, equilibradas e baseadas em evidências para os tomadores de decisão em todo o mundo. Os relatórios do IPCC fornecem aos governos em todos os níveis informações científicas para apoiar o desenvolvimento de políticas climáticas.
Além disso, os relatórios oferecem importantes contribuições científicas para as negociações internacionais sobre mudanças climáticas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O IPCC é o painel intergovernamental mais antigo e possui capacidade única de avaliar e sintetizar o vasto e crescente conjunto de conhecimento científico sobre as mudanças climáticas, seus impactos e as respostas disponíveis.