IPCC abre cadastro para especialistas atuarem na revisão de Relatório 2027

05/12/2025
O processo de revisão é fundamental na preparação dos relatórios do IPCC. Ele ajuda a garantir o rigor científico, a mais ampla gama de perspectivas, além de relevância e orientação para aqueles que compilam os inventários de emissões.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) abriu esta semana o cadastro de especialistas para atuarem como Revisores Especialistas na Primeira Versão Preliminar (FOD, na sigla em inglês) do Relatório Metodológico de 2027 sobre Inventários de Forçantes Climáticas de Curta Duração. Este Relatório Metodológico, produzido pela Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (TFI, na sigla em inglês), fornecerá orientações sobre a medição das emissões antropogênicas de substâncias-chave de curta duração que influenciam o clima, incluindo óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e outras, que contribuem significativamente para a qualidade do ar global e regional e para as mudanças climáticas.

Após a segunda reunião de autores principais realizada em Istambul, em outubro deste ano, os autores deste relatório de metodologia prepararam uma primeira versão, que estará disponível para revisão e comentários de especialistas de todo o mundo a partir do início de janeiro de 2026. A revisão da versão preliminar é a primeira de várias etapas de revisão previstas para cada relatório do IPCC. O processo de revisão é fundamental na preparação dos relatórios do IPCC. Ele ajuda a garantir o rigor científico, a mais ampla gama de perspectivas, além de relevância e orientação para aqueles que compilam os inventários de emissões.

Com publicação prevista para 2027, o Relatório Metodológico sobre Inventários de Forçantes Climáticas de Curta Duração será o primeiro relatório metodológico publicado pelo IPCC no sétimo ciclo de avaliação. “Temos mais de 140 autores de 50 países que dedicaram seu tempo e conhecimento para desenvolver a primeira versão deste tão aguardado relatório metodológico. Agora, estamos buscando especialistas do mundo todo para revisar e fornecer seus comentários, garantindo assim que este relatório metodológico reflita o conhecimento científico mais recente”, disse Takeshi Enoki, copresidente da Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa.

A Revisão por Especialistas é a primeira oportunidade para que especialistas se manifestem sobre a versão preliminar do relatório. Todos os comentários enviados por especialistas ou governos são analisados pelos autores. Os comentários e as respostas dos autores, juntamente com as versões preliminares, são publicados após a finalização do relatório. “O envolvimento de revisores especialistas é vital. Suas contribuições ajudarão os autores a considerar diversas perspectivas e abordagens metodológicas”, disse Mazhar Hayat, copresidente da Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa. Foi desenvolvido um processo de inscrição on-line, que está aberto a potenciais revisores especialistas através do site do IPCC. As inscrições encerram no dia 13 de fevereiro de 2026.

A primeira versão preliminar do Relatório Metodológico de 2027 sobre Inventários de Forçantes Climáticas de Curta Duração estará disponível para revisão por especialistas de 5 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026. Para obter mais informações sobre a Revisão por Especialistas do Relatório Metodológico de 2027 sobre Inventários de Forçantes Climáticas de Curta Duração, entre em contato com a Unidade de Suporte Técnico (TSU) da TFI pelo e-mail [email protected].