GS Inima implantará o maior projeto de dessalinização do mundo

29/12/2023
A planta de dessalinização fornecerá até 320 mil metros cúbicos por dia de água potável. O investimento é de US$ 444 milhões

A GS Inima, empresa pioneira em dessalinização de água marinha para consumo humano no mundo, conquistou mais um contrato, desta vez para implantação e operação de usina para produção de água potável a partir do tratamento de água do mar na Ilha de Shuweihat, com a finalidade de atender parte da população de Abu Dhabi. Esse é o maior projeto de dessalinização do grupo no mundo.

A concessão da planta de dessalinização para a GS Inima, em consórcio com a Abu Dhabi National Energy Company PJSC (TAQA), uma das maiores empresas listadas de serviços públicos integrados na Europa, Oriente Médio e África foi realizada pela EWEC (Emirates Water and Electricity Company). O contrato segue o modelo de BOO (Build - Own - Operate) para o Projeto Independente de Água (IWP) de Osmose Reversa (RO) Shuweihat 4 (S4 RO) nos Emirados Árabes Unidos, que deve entrar em operação em meados de 2026.

Localizado no Complexo de Energia e Água de Shuweihat, o projeto S4 RO envolverá o desenvolvimento, financiamento, construção, operação, manutenção e a propriedade de uma planta de dessalinização de água do mar usando tecnologia low-carbon intensive reverse osmose e fornecerá até 320 mil metros cúbicos por dia de água potável, melhorando a segurança do abastecimento de água na região de Al Dhafra, em Abu Dhabi. 

O investimento é de US$ 444 milhões será custeado por fundos próprios e financiamento (71% do total). Este acordo envolveu bancos locais e internacionais, incluindo o Banco Islâmico de Abu Dhabi (ADIB), o Banco Comercial de Dubai (CBD), o KfW IPEX-Bank GmbH (KFW) e o Banco de Exportação e Importação da Coreia (KEXIM). A conclusão da estruturação do financiamento da S4 RO ocorreu depois que TAQA e GS Inima assinaram o WPA com a EWEC em agosto de 2023.

O projeto S4 RO terá participação acionária de 60% da TAQA e 40% da GS Inima. Ambas as empresas também cuidarão da operação e manutenção (O&M) da planta, tendo a GS Inima com uma participação de 60% na empresa de O&M e a TAQA os restantes 40%. A EWEC obterá a água potável fornecida pela usina por 30 anos.

Segundo Marta Verde, CEO da GS Inima, a estruturação do financiamento da planta foi possível graças à cooperação e aos esforços conjuntos do cliente, parceiro, entidades financeiras e a GS Inima: “Isso demonstra a nossa agilidade, força e compromisso inabalável em criar um futuro sustentável e alcançar as metas de emissões líquidas zero dos Emirados Árabes, posicionando Abu Dhabi como um centro de dessalinização de baixo carbono.” 

“Este novo projeto conjunto com a EWEC e a TAQA reafirma a posição da GS Inima como ator global em desenvolvimento de dessalinização por osmose reversa em grande escala e marca a entrada da empresa nos Emirados Árabes Unidos”, comentou a executiva. A GS Inima e a TAQA desenvolverão o projeto Shuweihat 4 RO IWP com uma direção clara para reduzir a pegada de carbono no país, implementando métodos de construção sustentáveis e considerando a segurança como prioridade máxima. 

A GS Inima é considerada uma referência mundial no setor da água, com uma capacidade atual de produção de água por dessalinização de RO superior a 1,8 milhão de m3/dia. Com este novo contrato, o Grupo reforça a sua posição como ator chave no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a água na região do Médio Oriente.

O contrato firmado por 30 anos passará a integrar a lista de referências de concessões que a GS Inima opera em todo o mundo. Atualmente, o Grupo gere mais de 25 contratos de concessão de água de longo prazo, incluindo, entre outros: IWP Mostaganem e Cap D’Jinet, na Argélia, IWP Ensenada, no México, IWP Taunton River, nos EUA, IWP Barka V e Ghubrah, em Omã, e Ribeirão Preto e Aquapolo, no Brasil.

"Essa nova concessão nos permitirá realizar projetos de melhoria das instalações, bem como implementar medidas e sistemas de eficiência que atualmente desenvolvemos em outros projetos gerenciados, demonstrando a solidez financeira da GS Inima", afirma Diego de Vera, diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da GS Inima.