Geocycle e Alpargatas mandam resíduos para fornos

22/07/2021
O volume coprocessado é equivalente a cerca de 22 milhões de pares de sandálias.

Empresa da LafargeHolcim, a Geocycle apoiou a Alpargatas por meio de uma parceria para destinação de seus resíduos utilizando a técnica de coprocessamento, a conquistar a meta Aterro Zero. Desde o início da parceria em 2019, oito mil toneladas de rejeitos de borrachas e resíduos industriais foram transformadas em combustível. O volume coprocessado é equivalente a cerca de 22 milhões de pares de sandálias, o suficiente para calçar toda a população de Portugal e Bélgica.

Os rejeitos de borracha e resíduos industriais da Alpargatas são pré-processados em trituradores e posteriormente utilizados como combustível alternativo nos fornos de cimento da LafargeHolcim, por meio da tecnologia do coprocessamento. O processo segue padrões de controles operacionais e ambientais. Além de eliminar os resíduos que seriam destinados a aterros sanitários, a ação contribui para economia circular, redução na utilização de combustíveis fósseis e redução de emissão de CO2. "Temos muito orgulho dessa parceria, pois conciliamos nossos princípios e valores de desenvolvimento sustentável com a realização de uma ambição, um sonho, do cliente", ressalta Juliano Menezes de Melo, gerente geral da Geocycle.

"A parceria com a LafargeHolcim nos permite destinar corretamente os resíduos de borracha, que não são possíveis reaproveitar no processo de produção ou reciclar para transformar em outro produto. Já foram coprocessados mais de oito mil toneladas e nossa intenção é aumentar cada vez mais a parceria, que é excelente para o meio ambiente e contribui para o projeto de zero aterro industrial da empresa", diz Flávio Amorim, diretor de segurança, saúde e meio ambiente na Alpargatas.