EuroChem completa um ano de “Aterro Zero” em Salitre

27/08/2025
Empresa conseguiu direcionar 1,470 milhão de kg de resíduos e reafirma o compromisso da empresa com a economia circular e a redução de impactos ambientais.

A EuroChem completou um ano em agosto de “Aterro Zero” no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (MG) e conseguiu direcionar 1,470 milhão de kg de resíduos e reafirma o compromisso da empresa com a economia circular e a redução de impactos ambientais. Para atingir essa marca, o Complexo adotou múltiplas rotas de tratamento: 405 mil kg de resíduos foram encaminhados ao coprocessamento; 855 mil kg passaram por processos de reciclagem (RCC, plásticos, papel, madeira, metal, correias e cabos); 102 mil kg seguiram para triagem e transbordo; e 12 mil kg retornaram ao processo industrial como óleo lubrificante novo, via rerrefino. Outros 85,8 mil kg foram compostados; 8,7 mil kg receberam tratamento em estações de efluentes; 700 kg foram incinerados para eliminação segura de materiais ambulatoriais; e 200 kg esterilizados em autoclave. “Superamos nossas próprias metas ao demonstrar que a gestão responsável de resíduos pode trazer ganhos ambientais e econômicos simultaneamente”, explica Juliano Ferreira, gerente de Meio Ambiente da EuroChem Brasil. “Cada tonelada que não é destinada para o aterro representa um elo a mais na cadeia da sustentabilidade”, reforça. O gestor lembra que desde a partida da Planta Química em Salitre, em 2024, foi necessário desenvolver uma nova estratégia operacional para a gestão de resíduos sólidos, adaptando os processos ao aumento da complexidade e do volume gerado.

Embora a destinação para aterros sanitários não seja uma prática incorreta — já que está prevista na legislação e é ambientalmente adequada —, a EuroChem busca em Salitre alternativas mais limpas, economicamente viáveis e com maior valor socioambiental. “O objetivo é criar relações baseadas em transparência e responsabilidade compartilhada, buscando soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis”, diz Ferreira. A gestão de resíduos em Salitre é construída sobre a base de parcerias sólidas e que a equipe vem trabalhando continuamente para que os fornecedores estejam alinhados com os compromissos socioambientais da companhia.

O sucesso alcançado em Serra do Salitre serve como fonte de aprendizado e inspiração para novas frentes de inovação em gestão de resíduos, caminhando lado a lado com as melhores práticas ambientais globais. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 12, que visa reduzir substancialmente a geração de resíduos até 2030. A planta da EuroChem em Serra do Salitre (MG) tornou-se um dos maiores exemplos de economia circular do setor mineral ao entrar no Livro Azul do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Com um sistema de recirculação que reaproveita 35 bilhões de litros de água por ano – o equivalente ao consumo de uma cidade como Uberlândia (MG) –, a unidade opera em ciclo fechado, sem retirada adicional de água do meio ambiente. A energia utilizada na produção também é em parte gerada na própria unidade: 40% da demanda é suprida por calor recuperado no processo químico de fabricação de ácido sulfúrico, garantindo eficiência energética e menor impacto ambiental.