A digitalização ajuda no combate ao desperdício

24/07/2023
Solução usa inteligência artificial para tornar detecção de vazamentos mais eficiente

A Embratel e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizam projeto inovador para automatizar a identificação de vazamentos na rede de distribuição de água tratada em Brasília. A Prova de Conceito (PoC) foi realizada com a utilização de sensores instalados e fixados às tubulações, sem a necessidade de perfuração da estrutura e sem contato com a água.

Com a conectividade M2M, os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) identificaram a localização exata dos vazamentos por meio de vibrações e ruídos dos canos. Os dados coletados pela tecnologia foram processados em Nuvem, por meio de solução de Inteligência Artificial (IA), e apresentados em um painel de controle (dashboard) para envio de alertas e recomendações para notificar e apoiar a equipe técnica da Caesb, otimizando e agilizando as ações de reparo.
 
O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) informa que a cada 10 litros de água que deveriam ser entregues às casas brasileiras, quatro litros são desperdiçados, ou seja, 40% da água própria para o consumo os brasileiros, é perdida. A iniciativa desenvolvida pela Embratel na Caesb utiliza a solução da Waterlog que automatiza em tempo real o trâmite de detecção de vazamentos e reduz os possíveis desvios. Para os testes realizados, o sistema foi implementado nas redes de distribuição de água de duas ruas do Distrito Federal. 

O projeto digitalizado da Embratel encontrou vazamentos durante os testes efetuados em dois quarteirões. “A partir da parceria com a Caesb, é possível mostrar como a tecnologia é capaz de diminuir de modo expressivo a quantidade de água tratada desperdiçada no País", diz Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo. Para Maria Teresa, a Embratel atua fortemente para encontrar soluções que revolucionem o mercado, digitalizando iniciativas morosas e ineficientes e levando inúmeros benefícios para a população brasileira e ao meio ambiente. “O sistema desenvolvido nos testes do Distrito Federal conta com equipamentos e infraestrutura de ponta, que permitem mais agilidade no reparo dos vazamentos e melhorias na rede de distribuição de água”, afirma. “O Distrito Federal possui posição de destaque no saneamento nacional. A manutenção deste patamar de distinção envolve inovação, modernização e novas tecnologias para que a empresa mantenha sua vantagem competitiva, atenda a população com excelência e siga preservando o meio ambiente e os recursos hídricos com primazia às próximas gerações”, diz Cristiano Gouveia, superintendente de Gestão Operacional da Caesb. 

O superintendente da Caesb diz que a parceria com a Embratel gera inovação que beneficia todo o Distrito Federal, abastecido pela Companhia. “Com o projeto, pudemos observar oportunidades para automatizar nossos sistemas e melhorar ainda mais os serviços”, afirma. Os dispositivos são autoconfiguráveis, contam com uma implementação simples e não necessitam de uma infraestrutura local; além de não serem invasivos às tubulações, ou seja, não há a necessidade de perfurar ou cortar os canos para sua instalação. Os aparelhos também possuem autonomia de três a cinco anos, sem precisar de manutenções e trocas de bateria. 

A tecnologia funciona de forma inteligente e de acordo com a área onde foi instalada a tecnologia e o tempo de monitoramento, as informações são mais precisas. Com as informações coletadas pelos equipamentos e a constante alimentação de dados no dashboard, como os tipos de vazamentos e a quantidade de volume de água perdida em cada caso, a apuração tende a se tornar gradualmente mais eficaz, devido ao processo de aprendizado contínuo da solução. A iniciativa contou com um sistema de gestão completo que, além da emissão de alertas para notificar a equipe de manutenção de vazamentos, apresentou relatórios gerenciais que podem construir análises históricas para consulta, e mapas de calor para a visualização das regiões com mais problemas.