Brasil, Bolívia e Paraguai têm projeto para o Pantanal

28/05/2023
Projeto conjunto avalia balanço hídrico do Pantanal

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou nos dias 23 e 24 de maio da Primeira Reunião Presencial – Bolívia, Brasil e Paraguai a respeito do Projeto Balanço Hídrico Pantanal, na sede da entidade, em Brasília. O encontro teve a participação remota de integrantes da iniciativa e debateu a integração das equipes técnicas dos países com a empresa responsável pelo planejamento das atividades do Projeto. 

Pelo Brasil, o superintendente adjunto de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Luciano Meneses, além de especialistas da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos e da Superintendência de Planos, Programas e Projetos da ANA. Também participaram técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da empresa Fractal Engenharia. O encontro teve também representantes do Ministério de Meio Ambiente e Água e o Laboratório de Hidráulica da Bolívia. Do Paraguai, representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Embaixada do Paraguai, da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia e da empresa PEISA, além da empresa holandesa Deltares.

O Ministério do Meio Ambiente e Água da Bolívia, a ANA e o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraguai nas oficinas realizadas abordaram as descrições das áreas do Pantanal nos respectivos países. Na sequência, houve apresentação sobre o uso da terra pelo pesquisador da EMBRAPA, Marcos Padovani. O especialista do INPE Lincoln Alves ministrou uma oficina sobre clima e futuro no Pantanal. Cada país apresentou as bases de dados que estarão disponíveis para o projeto e a empresa Deltares demonstrou os sistemas computacionais e metodologias que serão utilizadas. Para concluir, todos compartilharam os resultados e modelos gerados para cada equipe técnica dos países.