Atiaia Renováveis recebe selo de Baixo carbono para PCH Porto das Pedras
Empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, a Atiaia Renováveis anunciou que a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Porto das Pedras, no Mato Grosso do Sul, recebeu o Selo de Hidreletricidade de Baixo Carbono (Low Carbon Label) concedido pela Open Hydro e com reconhecimento internacional pela International Tracking Standard Foundation. O selo valida o compromisso da Atiaia com a energia limpa e com padrões internacionais de baixo carbono.
A PCH Porto das Pedras operou no biênio 2023/2024 com intensidade de emissões inferiores a 100 gCO₂e/kWh, o que superou os critérios estabelecidos pela certificadora, e indicou que a usina geradora está alinhada com padrões internacionais de baixo carbono e atendendo aos requisitos estabelecidos pelo GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa). "Receber o Selo de Baixo Carbono por dois anos seguidos para a PCH Porto das Pedras é a consolidação do nosso compromisso com a sustentabilidade no setor elétrico brasileiro. Este reconhecimento internacional valida nossos esforços em entregar energia renovável e de baixo carbono e contribuir ainda mais para a transição energética global e um futuro mais limpo, além de reforçar nossas práticas ESG”, comenta Paulina Sarubbi, gerente de ESG da Atiaia Renováveis.
A usina destacou-se por ser um “sumidouro de emissões”, o que significa que a PCH Porto das Pedras apresentou um balanço positivo, ou seja, absorveu mais gases de efeito estufa do que emitiu. Com o selo, a PCH Porto das Pedras pode comercializar seus I-RECs com o selo de baixo carbono, agregando ainda mais valor à sua energia renovável. A certificação obtida de forma consecutiva, referente aos anos de 2023 e 2024, evidencia a consistência da Atiaia na operação de suas usinas com elevado padrão de responsabilidade ambiental. Como parceira estratégica na transição energética do país, a empresa fornece energia renovável e contribui ativamente para a descarbonização da matriz elétrica brasileira.
A Open Hydro formou parceria com o Instituto Totum para criar o Selo de Baixo Carbono, com o objetivo de aumentar a competitividade de mercado do setor hidrelétrico brasileiro. O selo é um reconhecimento independente, robusto e credível para atender à crescente demanda por reivindicações transparentes e confiáveis. A Ataia sempre manteve seu compromisso com a adoção das melhores práticas de desenvolvimento sustentável em suas operações e atualmente cinco usinas nos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul são marcas registradas e sinônimo de responsabilidade social. Hoje, as unidades atendem a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.