Atiaia Renováveis adota solução para recuperar óleo hidráulico em PCHs
Empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, a Atiaia Renováveis implementou uma solução inovadora para o tratamento e o reaproveitamento do óleo hidráulico utilizado nas máquinas de geração de energia de suas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Batizado de Renowatts, o projeto-piloto já viabilizou a recuperação de quatro mil litros de óleo nas quatro PCHs localizadas no Mato Grosso do Sul (Areado, Bandeirante, Porto das Pedras e Buriti), um volume suficiente para atender à demanda das quatro unidades, eliminando a necessidade de aquisição de 20 tambores de óleo – aproximadamente quatro mil litros – que seriam comprados neste ano. Utilizado nos sistemas hidráulicos das usinas, como mecanismos de controle de comportas e acionamento de turbinas, o óleo pode ser recuperado continuamente, sem limite de ciclos.
Idealizada por colaboradores de Mato Grosso do Sul, a iniciativa foi desenvolvida para aprimorar o reaproveitamento de recursos e promover o uso mais eficiente de insumos industriais em linha com os princípios dos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. O sucesso levou à aquisição de um equipamento portátil, que permitirá replicar o modelo em outras unidades da empresa. No segundo semestre de 2025, a iniciativa será expandida para as duas usinas da companhia no Mato Grosso (PCH Canoa Quebrada e PCH Foz do Cedro). A ação está alinhada com a política de economia circular da Atiaia Renováveis, prolongando o ciclo de vida útil dos insumos industriais. “É motivo de grande orgulho ver um projeto nascer e ser executado pelos próprios colaboradores, com foco em soluções ambientais eficazes e duradouras. Iniciativas como essa fortalecem a nossa cultura organizacional e estimulam novas práticas sustentáveis em toda a empresa”, destaca Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis.
Em 2024, a Atiaia conquistou a Certificação Lixo Zero para 100% de suas PCHs em operação nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de prorrogar o selo ao seu escritório instalado em Cuiabá. Com pontuação máxima em todas as usinas, a companhia é a primeira do setor elétrico brasileiro a conquistar o selo de excelência na gestão de resíduos sólidos, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validado pela Zero Waste International Alliance. Em sua jornada para obtenção da certificação, a Atiaia Renováveis implementou uma série de ações com a colaboração de sua equipe, como a eliminação de itens de uso único, a criação de leiras de compostagem, a separação de resíduos em bags, a distribuição de sacolas retornáveis para colaboradores e a instalação de secadores de mãos. Além disso, a empresa reforçou a comunicação visual e a instalação de coletores para separação correta dos resíduos sólidos.