App ajuda crianças a conhecer cadeia da reciclagem em Campo Largo
A SO+MA desenvolveu o Programa Missão Reciclar em parceria com Governo do Paraná e a fabricante de embalagens SIG para transformar a maneira como crianças e famílias se relacionam com a reciclagem no município de Campo Largo. Viabilizada por recursos do Paraná Competitivo, com apoio da Prefeitura de Campo Largo, o app foi lançado em seis escolas municipais e o programa já coloca a tecnologia como protagonista na promoção da educação ambiental.
O aplicativo funciona como um jogo onde alunos do Ensino Fundamental I cumprem missões semanais que ensinam sobre o que são materiais recicláveis, como separá-los e destiná-los corretamente. Cada tarefa concluída gera pontos que são contabilizados em um ranking entre as escolas, com o objetivo de incentivar a participação por meio da gamificação. Professores atuam como mobilizadores do processo e famílias são incentivadas a participar, criando um ciclo de engajamento coletivo que se estende para além do ambiente escolar.
O programa culmina no Dia da Prática da Reciclagem, um grande evento de encerramento que ocorrerá em cada escola participante, entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro. Na ocasião, alunos, professores e familiares levarão os materiais recicláveis, que separaram durante o programa, e estes materiais serão destinados corretamente às cooperativas parceiras. "Esta iniciativa se soma a um histórico de parcerias já consolidadas entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (SEDEST) e a SO+MA, os quais têm promovido inclusão, inovação e impacto positivo em nossas comunidades através da valorização da cadeia de reciclagem. O Missão Reciclar representa mais um passo nessa trajetória, despertando consciência e engajando estudantes em práticas sustentáveis que fortalecem a construção de um futuro mais responsável e circular”, diz Isabella Tioqueta, Coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular da SEDEST. “Queremos ir além da reciclagem. Nosso objetivo é despertar consciência e incentivar mudanças de comportamento que se estendam para toda a família. Quando uma criança aprende sobre circularidade de forma lúdica e digital, ela se torna multiplicadora desse conhecimento, influenciando sua casa, seu bairro e sua cidade. É assim que conseguimos transformar pequenas atitudes em grandes resultados”, explica Claudia Pires, CEO da SO+MA.
O secretário de Educação de Campo Largo, Bruno Cézar da Cruz, afirma que a iniciativa está alinhada ao trabalho desenvolvido pelo município para fortalecer a aprendizagem e a educação ambiental. “Temos a alegria de receber em Campo Largo esta belíssima iniciativa de educação ambiental para nossos estudantes de seis Escolas em Tempo Integral da rede municipal de ensino. Por meio de práticas lúdicas em recursos digitais, os estudantes terão a oportunidade de, junto de suas famílias, percorrer trilhas de aprendizagem personalizadas. A cidade de Campo Largo sente-se honrada por ser uma das primeiras do Brasil a adotar o modelo e por poder contar com a incrível parceira SO+MA. Temos investido muito em buscar possibilidades que favoreçam a aprendizagem e a interdisciplinaridade. A proposta de trabalho da SO+MA veio contribuir diretamente com este nosso objetivo de gestão”, diz o secretário. Para Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, empresa apoiadora da SO+MA, “é inspirador ver crianças levando para casa o que aprendem na escola e mobilizando seus pais e vizinhos para adotar novos hábitos. Esse movimento mostra o poder transformador da educação ambiental e reforça nosso compromisso de apoiar projetos que unem inovação, impacto social e valorização da reciclagem”, afirma.
Com o app será possível acompanhar, em tempo real, o engajamento das escolas a partir da participação dos alunos. Relatórios mensais enviados à Secretaria de Educação garantirão a transparência dos resultados e apoiarão o planejamento de políticas públicas voltadas à gestão de resíduos. Com a iniciativa, Campo Largo se posiciona como referência em inovação educacional e sustentabilidade, formando uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.