Águas de Cuiabá reconhecida por controle de resíduos

02/09/2023
O projeto foi um dos vencedores do 5º Prêmio de Sustentabilidade realizado pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon)

Empresa do Grupo Iguá, a Águas de Cuiabá criou o Projeto Qualipav para minimizar a geração de resíduos e os impactos ao solo por causa das obras de expansão da cobertura de esgotamento sanitário na capital mato-grossense. O projeto foi um dos vencedores do 5º Prêmio de Sustentabilidade realizado pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon). A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu nesta segunda-feira (28), na capital paulista.
 
Inscrito na categoria Inovação Técnica, o Qualipav ficou em segundo lugar após ter competido com trabalhos de diversos Estados, a maior parte voltada à conservação dos recursos hídricos. O projeto Qualipav consiste em um conjunto de melhorias desenvolvido para aumentar a qualidade na execução de reaterros e pavimentação de valas, tanto as provenientes de obras como aquelas oriundas de manutenções de água e esgoto. “Implantamos uma central de tratamento de solos com o intuito de controle de qualidade e reuso dos recursos naturais. Nela, fazemos a triagem, classificação e aprimoramento dos materiais vindos das escavações, para que possam ser reaproveitados em manutenções ou obras de saneamento em nossa cidade”, conta Jully Anne Carvalho, engenheira do time de Qualidade da concessionária e uma das idealizadoras do trabalho.

Na central de tratamentos é realizada a adição de estabilizante ecológico aos aterros, além de um controle tecnológico que melhora suas propriedades físicas. As medidas garantem a qualidade adequada para reutilização total do material escavado, sem impactos ao meio ambiente. Outro ponto positivo do projeto é a economia de recursos financeiros com aquisição de produtos, já que o aproveitamento do que seriam resíduos de obras dispensa a utilização de outros materiais pétreos. “Todas as nossas ações têm o propósito de entregar excelência em saneamento à comunidade cuiabana. O Qualipav, iniciativa que muito nos orgulha, mostra que o alto padrão de qualidade está presente – e é prioridade – nas mais diversas atividades que compõem uma operação de água e esgoto”, declara o diretor geral da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo.  
Promovido pela Abcon Sindcon, o Prêmio Sustentabilidade reconhece os melhores projetos e iniciativas desenvolvidas por profissionais das empresas privadas prestadoras de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Em sua quinta edição, neste ano, o Prêmio também contou com a participação e o reconhecimento de Jovens Inovadores de diversos estados do país, que desenvolveram projetos privilegiando práticas de sustentabilidade e inclusão.