Abeaço e Prolata debatem implementação de modelos circulares na COP30
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e a Prolata Reciclagem vão representar a sociedade civil na COP30, em Belém do Pará, até o dia 21 de novembro, como parte da delegação oficial do Brasil na Zona Azul, espaço destinado às negociações e decisões diplomáticas sobre o clima. A associação também marcará presença na Green Zone, no espaço da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o painel “Logística Reversa como Ferramenta para a Economia Circular”, que será realizado no dia 20 de novembro. O encontro discutirá os avanços e desafios da implementação de modelos circulares no Brasil para um futuro mais sustentável.
Com o aumento da preocupação ambiental, a logística reversa vem se consolidando como uma das principais estratégias para reduzir os impactos ambientais e promover a circularidade dos materiais. Comprometida com a sustentabilidade, a Prolata Reciclagem atua para implementar e fortalecer o sistema de logística reversa de embalagens de aço pós-consumo no Brasil.
Conectando todos os elos da cadeia, da indústria aos recicladores, a Prolata promove a coleta, transporte e destinação adequada de embalagens de aço, como latas de tintas, alimentos e aerossóis. Apenas em 2024, mais de 82 mil toneladas de embalagens foram encaminhadas à reciclagem, gerando renda, inclusão social e impulsionando a economia circular no País. A economia circular tem se destacado como um dos principais aliados para um futuro no qual os recursos são usados de forma inteligente, os resíduos ganham novas funções e o impacto ambiental é reduzido.
Segundo a Abeaço, para que esse modelo avance, é necessária uma mudança de mentalidade coletiva, que envolva o poder público, as empresas e os consumidores. “A logística reversa é uma obrigação legal, mas também uma grande oportunidade de transformar o excesso de resíduos em valor e avançar nessa agenda é responsabilidade de todos nós. A soma de pequenas atitudes no dia a dia é capaz de gerar grandes transformações para o planeta e para as próximas gerações”, diz Thais Fagury, presidente executiva da Abeaço. Com a presença na COP30, Abeaço e Prolata Reciclagem reafirmam o compromisso com a sustentabilidade e com o avanço da economia circular no Brasil, levando à conferência global exemplos concretos de soluções que unem inovação, inclusão social e responsabilidade ambiental.