ABAL é parceira estratégica na COP30 com espaço para debates

30/10/2025
A associação é parceira estratégica da FreeZone Cultural Action, espaço idealizado pelo Instituto Artô e complementar às discussões oficiais da COP30.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) será uma parceria ativa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), evento que acontece entre 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A COP30 reúne líderes globais, governos, empresas e sociedade civil e representa um momento histórico para o Brasil na busca por somar vozes ao diálogo climático global. Como membro observador da Conferência, a ABAL reforça o protagonismo da indústria do alumínio no debate sobre sustentabilidade, descarbonização e economia circular, levando a visão de um setor que busca ampliar o acesso e a compreensão pública sobre as questões climáticas.

A associação é parceira estratégica da FreeZone Cultural Action, espaço idealizado pelo Instituto Artô e complementar às discussões oficiais da COP30. O local é aberto e gratuito à população, com o objetivo de ampliar a participação social e o acesso à agenda climática global, por meio da arte, da ciência e da cultura. Instalada na Praça da Bandeira, a estrutura reúne domos geodésicos, arenas e experiências imersivas e conta com uma programação de fóruns temáticos, painéis de debate, oficinas de capacitação e shows. O local, revitalizado com o apoio da ABAL e de empresas do setor, permanecerá como um legado para Belém após o encerramento do evento.

Durante a COP, a FreeZone Cultural Action terá ampla programação de painéis e palestras que abordarão temas como reciclagem e inclusão, caminhos para a descarbonização do alumínio, sustentabilidade com diversidade, economia circular e o papel do alumínio na mobilidade. Além disso, lideranças jovens de diferentes regiões nacionais e internacionais se reúnem para somar vozes ao papel da juventude na agenda climática.

No local, a ABAL apresentará a exposição imersiva “O Fantástico Mundo do Alumínio”, dividida em quatro estações, que convida o público a conhecer como o metal é essencial para o presente e, sobretudo, para um futuro sustentável, destacando seu papel na transição energética, na economia circular e no desenvolvimento de comunidades. “Os diferentes atores - como governos, empresas, sociedade e academia - compartilham responsabilidades complementares na educação e na ação climática. A COP30 é a oportunidade de demonstrar como o alumínio brasileiro é parte ativa da transição energética e da construção de um futuro mais justo, inovador e sustentável”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.