Guarulhos recebe 30 postes de iluminação sustentável
A EDP concluiu a instalação de 30 postes de energia solar nas ruas da comunidade de Barra de São Miguel, em Guarulhos (SP). Foram instalados 21 postes, complementando outros nove que já estavam em funcionamento desde junho. A ação foi realizada em parceria com a organização Litro de Luz, com o apoio da Gerando Falcões e do Instituto Sonhar Alto.
Os postes garantem uma iluminação sustentável à região de energia solar e contribuem para a segurança e bem-estar dos moradores, aumentando o potencial de comércio e atividades de lazer noturnas. A comunidade possui cerca de 250 famílias. Os postes são produzidos com materiais simples, como garrafa PET e cano PVC, além de placas solares, baterias e LEDs. O projeto procura incentivar a participação dos moradores como agentes de transformação da própria comunidade. Um grupo de líderes comunitários participou da formação, ministrada pela organização Litro de Luz, e conduziu as instalações junto aos colaboradores voluntários da EDP.
A iniciativa faz parte do programa Comunidade In, realizado pela EDP em comunidades na sua área de concessão para promover o desenvolvimento integrado e melhorar a qualidade de vida local. Além desta ação, a Escola Amadeu Pereira Lima, localizada na comunidade, está recebendo o Brincando com Pipas, projeto socioeducativo em parceria com a Evoluir e que visa conscientizar sobre os riscos de acidentes com pipas na rede elétrica e promover a brincadeira segura por meio de atividades lúdicas e pedagógicas. “O Comunidade In é um bom exemplo de como contribuímos para o desenvolvimento sustentável local, unindo esforços e proporcionando resultados que são um verdadeiro legado para as comunidades, visto que seus benefícios permanecem. Ao engajar os moradores nas ações, estamos incluindo as comunidades em um processo real de transformação”, explica Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
Como parte da estratégia para liderar uma transição energética justa, a EDP prioriza o desenvolvimento das regiões onde atua por meio de diversas iniciativas. Com o Comunidade In, a empresa seleciona comunidades nas áreas de concessão da empresa, no Espírito Santo e em São Paulo, para receberem as ações.
Durante o processo de seleção a empresa realiza um diagnóstico completo da comunidade, considerando dados, características e necessidades locais para o planejamento e implantação das ações, que podem ter como foco educação, profissionalização, geração de renda, moradia digna, acesso à cultura e lazer, consumo consciente, energia de qualidade, acesso à energia, inclusão digital e conscientização sobre resíduos.