Barcarena ganha nova ETE e amplia cobertura

08/12/2021
Com isto, o município alcançou 22% de cobertura de esgotamento sanitário com o início das operações.

Concessionaria do Grupo Aegea, a Águas de São Francisco investiu mais de R$ 1 milhão na construção da Nova ETE Cabanos II na cidade de Barcarena (PA). Com isto, o município alcançou 22% de cobertura de esgotamento sanitário com o início das operações. A cobertura supera os números de Belém, que trata menos de 3% do esgoto coletado, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A Nova ETE Cabanos II tem capacidade para tratar inicialmente 432 mil litros diários de esgoto, beneficiando mais de 20 mil barcarenenses. Esta é a segunda unidade operacional entregue pela concessionária no intervalo de 18 meses. E a terceira, a ETE Pioneiros, já está em obras e vai ampliar ainda mais a cobertura de esgotamento sanitário na cidade. “Estamos cuidando dos moradores de Barcarena e prova disso é a nova Estação de Tratamento de Esgoto Cabanos II, o que nos leva a uma cobertura de 22% da população atendida, com perspectivas de obras e serviços com continuidade para os próximos anos. Não estamos só inaugurando uma ETE, estamos proporcionando saúde para nossa população”, disse o prefeito Renato Ogawa. 

Thiago Terada, diretor-presidente da Águas de São Francisco, afirma que o investimento vai representar não só o tratamento de esgoto e o cuidado com o meio ambiente, mas o compromisso da concessionária com o município. “Barcarena posiciona-se como uma das cidades que mais avançou em coleta e tratamento de esgoto em todo o Pará. Isso reforça o compromisso que já temos feito com o fornecimento de água tratada para a cidade. Agora, com a nova ETE, proporcionarmos aos moradores ainda mais benefícios, como a valorização de imóvel, redução de doenças em veiculação hídrica, além de dignidade e qualidade de vida”. O tratamento dos efluentes na ETE Cabanos II é realizado pelo método RAFA (reator anaeróbio de fluxo ascendente), seguido de Reator Imhoff, ou seja, uma tecnologia que confere eficiência na operação e requer menor utilização territorial quando comparado a estruturas tradicionais. Entre as etapas de tratamento, estão: a remoção de sólidos grosseiros e partículas de areia; tratamento biológico anaeróbio, no qual as bactérias irão consumir a matéria orgânica presente, convertendo parte dessa em gás carbônico, metano, água e lodo. No reator Imhoff, é realizado o aprimoramento do tratamento, com a remoção de sólidos presentes e em seguida, a na calha Parshall é realizada a medição de vazão de esgoto tratado que será lançado no rio Murucupi com qualidade de acordo com a legislação vigente.

As obras de implantação da ETE Pioneiro já estão em ritmo avançado e a conclusão está prevista para primeiro semestre de 2022. Até lá, serão mais de 35 mil moradores com esgotamento sanitário em Barcarena, tornando a cidade uma das mais saneadas do Estado do Pará.